Aula 1 – A Anatomia do Violão

>>> Aula 2 - As Cordas do Violão

Aprenda aqui todos os principais detalhes sobre a anatomia do violão. Como tudo que envolve esse maravilhoso instrumento musical, esse é um assunto fascinante!

Observe na imagem a seguir as partes do violão:

violão_violao_guitar_anatomia_do_violão

Quando as cordas são tocadas, elas geram vibração. As vibrações são transmitidas para o cavalete e ao rastilho. Então essas vibrações fluem pelo tampo, são amplificadas pelo interior do violão e o som sai pela “boca” dele.

Partes do violão

Mão: também chamada de headstock e localizada na parte superior do violão, nela, geralmente, é gravada a marca do instrumento. Na “mão” do violão é onde ficam as tarraxas.

Tarraxas: é o conjunto de peças que, ao serem giradas em sentido horário ou anti-horário, determinam a afinação do violão. Essas peças podem ser feitas de plástico ou de metal.

Pestana: localizada entre a “mão” e o “braço” do violão, a pestana serve para tensionar as cordas e compor a afinação.

Braço: é a peça seguinte à pestana. Em seu interior, o braço do violão armazena um tensor, que é o componente responsável por controlar a envergadura do braço de acordo a tensão da corda. Uma vez que as cordas de aço possuem uma tensão maior, o tensor pode ser ajustado para evitar que o “braço” empene.

Trastes: são os pequenos filetes de metal que ficam posicionados em cima do “braço” do violão. O espaço entre dois trastes é chamado de “casa” no braço do instrumento.

Tróculo: fixa o braço à lateral do violão

Corpo: é a caixa acústica, componente que amplifica o som das notas do violão.

Tampo: parte da frente do “corpo” do instrumento.

Boca: localizada no tampo, a “boca” é a responsável por transmitir as ondas sonoras do violão. Ao redor da boca está a roseta, que é a peça que firma a madeira e evita desgastes.

Cavalete: pequena parte posicionada na parte inferior da caixa acústica do violão. Além de fixar as cordas, o cavalete influencia na alteração de tom do instrumento.

Rastilho: pequena peça presa no cavalete. Ajuda a compor a afinação, o timbre e até no volume de som do violão.

>>> Aula 2 - As Cordas do Violão

Comentários